
Desfrutar e compartilhar deveriam ser as palavras que melhor definem a ação de levar seu cão para passear. Mas, muitas vezes, sair na rua com seu animal de estimação pode se tornar quase um pesadelo. Acontece quando o animal puxa a guia, pula sobre as pessoas que caminham perto ou tenta brigar com os cães que cruza pela rua.
A Promaster vai te dar algumas dicas que vão ajudar a deixar esse momento mais tranquilo e prazeroso pra todos.
- Evite a ansiedade
Muitos cães ficam ansiosos quando sabem que se aproxima o momento de sair para passear. Por isso, só coloque a coleira quando ele tiver se acalmado. Procure deixá-lo calmo antes de sair pela porta. Pare de andar se ele demonstrar que está impaciente E você tem que sair primeiro que ele. Deve ficar claro que você guiará o caminho e não ele.
Na rua, se ele demonstrar que pretende correr quase te arrastrando pelo chão e puxando a coleira, você deve interromper a caminhada até que ele se acalme. Você deve fazer o mesmo se ele apresentar agressividade com outros cães ou pessoas na rua durante a caminhada.
- Organize distintas atividades
Se o ambiente permitir, o ideal é alternar a caminhada com momentos de jogos com seu animal de estimação.
Uma boa opção é também utilizar esse tempo para você se exercitar também e, além de caminhar, escolha correr ou realizar alguma rotina de exercícios em companhia de seu animal.
- Apenas deixe que ele seja cão
O passeio permite que seu animal de estimação não só queime energia e relaxe, mas permite que ele desenvolva os instintos de cão como marcar território e rastrear cheiros.
- Dedique tempo suficiente aos passeios
Dentro de suas possibilidades, o ideal é levar seu animal para passear no mínimo três vezes por dia, e com calma, tire realmente um tempo para esta atividade.
- Prefira as coleiras não muito longas
Desta forma você poderá controlar melhor as situações imprevistas como enfrentamentos com outros cães ou que ele tente atacar outras pessoas.
- Mostre-se calmo e seguro
Você deve conseguir que seu animal de estimação compreenda que você está dominando a situação para que ele não decida dominar a situação.
- Recompense seu cão
Para ressaltar o bom comportamento durante o passeio premie-o com caricias, elogios ou algum petisco.
8.Evite as horas de temperaturas mais extremas
Tanto no verão como no inverno devemos evitar sair nas horas em que o clima for menos favorável.
- Mantenha os mesmos horários
Isso pode ser aplicado tanto as comidas como para os passeios. Assim você poderá sincronizar as saídas com o momento de fazer as necessidades. Lembre-se também de levar os elementos necessários para poder recolher as fezes.
O momento do passeio é muito importante na relação entre cão e dono. Aproveite bastante!