
Os cavalos são fortes, suportam condições adversas, mas sua saúde precisa de cuidados, e um dos mais importantes é com a alimentação. Hoje a Promaster EPI vai te dar dicas importantes de cuidados relacionados a ela:
-Dê bastante água ao cavalo. Forneça água limpa e com boa temperatura, além disso limpe o cocho diariamente.
-Disponibilize feno de boa qualidade para o animal. Os cavalos comem enormes quantidades de grama e feno – algo entre 6 kg e 9 kg, ou 1% a 2% do peso corporal – diariamente, portanto, garanta que o animal tenha bastante comida disponível.
-Dê também pequenas quantidades de grãos para o cavalo no decorrer do dia. Os cavalos podem comer 200 g de grãos para cada 45 kg de peso corporal. Sirva os grãos em duas ou três refeições durante o dia. Em dias quentes, sirva os grãos nos horários mais frescos, como pela manhã e no fim da tarde.
-Aumente ou diminua as porções conforme as necessidades do cavalo. As necessidades nutricionais do animal variarão de acordo com a quantidade de grama fresca que ele consumiu no pasto e com os níveis de atividades físicas realizadas. Avalie as necessidades do cavalo diariamente para aumentar ou diminuir as quantidades servidas regularmente.
Caso o cavalo esteja pastando o dia inteiro e comendo muita grama, não é necessário servir muito feno. Caso o cavalo tenha trabalhado bastante, é preciso servir mais comida para repor as calorias extras queimadas.
-Alimente o cavalo uma hora antes ou depois de cavalgar. Não alimente-o logo antes ou depois de uma atividade cansativa, pois o fluxo sanguíneo estará desviado dos órgãos, o que pode interferir com a digestão. Alimente o cavalo de acordo com as atividades agendadas.
-Faça mudanças graduais na dieta do animal. Caso seja preciso mudar a alimentação do animal, não faça isso de uma hora para a outra. Comece substituindo 25% da porção pelo novo alimento no primeiro dia. No segundo dia, substitua 50% da porção e no quarto dia, 75%. No sexto dia já é possível alimentar o cavalo apenas com a nova comida.
Claro que é sempre importante estar atento a sinais que o animal te dê relacionados à nutrição, além de ser muito bom o acompanhamento de um profissional. E por falar em profissional, aproveite que você está em nosso site, acesse nossa seção de artigos de montaria, apenas itens profissionais para que seu cavalgar seja mais tranquilo.