
Em um ambiente tão cheio de riscos quanto é a construção civil, adotar procedimentos seguros é fundamental para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em obras grandes os profissionais geralmente se preocupam um pouco mais, mas infelizmente nas pequenas obras a segurança costuma ser deixada de lado, um erro.
Hoje a Promaster EPI trará algumas dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais seguro a harmonioso.
01-Avalie a condição das ferramentas
É um ponto importante antes do início do trabalho. Se estiverem defeituosas busque informar o setor responsável para obter reparo ou a troca da ferramenta. Esses defeitos podem gerar grandes estragos como cortes e quebras.
02-Organização e limpeza
É um fato, um ambiente desorganizado é um convite ao acidente. Normalmente Pedreiros e Serventes estão entre os mais bagunceiros da obra. Manter limpo só requer disciplina e força de vontade no dia a dia.
03-Não opere equipamento para o qual não esteja autorizado
Não se exponha a risco desnecessário. Sem a devida qualificação, um equipamento é um potencial causador de acidentes.
04-Botinas EPI’s
Os pregos são perigosos e estão por todo canto em uma obra, e em caso de acidente podem causar tétano, e levar a pessoa a ter que amputar um membro do corpo.
Além de remover as tábuas com pregos para um lugar seguro, o uso da botina de segurança é indispensável para minimizar o risco.
05-Rede elétrica
Não façam gambiarras na rede elétrica, e além disso, tenha sempre cuidado com o manuseio de cabos e vergalhões nas proximidades dela.
Busque sempre o uso de EPI’s e lembre-se que o desconforto causado pelo uso deles é passageiro, enquanto as sequelas de um acidente podem não ser! Forte abraço da equipe Promaster EPI.