Veja dicas importantes para a alimentação de seu cavalo

Os cavalos são fortes, suportam condições adversas, mas sua saúde precisa de cuidados, e um dos mais importantes é com a alimentação. Hoje a Promaster EPI vai te dar dicas importantes de cuidados relacionados a ela:

-Dê bastante água ao cavalo. Forneça água limpa e com boa temperatura, além disso limpe o cocho diariamente.

-Disponibilize feno de boa qualidade para o animal. Os cavalos comem enormes quantidades de grama e feno – algo entre 6 kg e 9 kg, ou 1% a 2% do peso corporal – diariamente, portanto, garanta que o animal tenha bastante comida disponível.

-Dê também pequenas quantidades de grãos para o cavalo no decorrer do dia. Os cavalos podem comer 200 g de grãos para cada 45 kg de peso corporal. Sirva os grãos em duas ou três refeições durante o dia. Em dias quentes, sirva os grãos nos horários mais frescos, como pela manhã e no fim da tarde.

-Aumente ou diminua as porções conforme as necessidades do cavalo. As necessidades nutricionais do animal variarão de acordo com a quantidade de grama fresca que ele consumiu no pasto e com os níveis de atividades físicas realizadas. Avalie as necessidades do cavalo diariamente para aumentar ou diminuir as quantidades servidas regularmente.

Caso o cavalo esteja pastando o dia inteiro e comendo muita grama, não é necessário servir muito feno. Caso o cavalo tenha trabalhado bastante, é preciso servir mais comida para repor as calorias extras queimadas.

-Alimente o cavalo uma hora antes ou depois de cavalgar. Não alimente-o logo antes ou depois de uma atividade cansativa, pois o fluxo sanguíneo estará desviado dos órgãos, o que pode interferir com a digestão. Alimente o cavalo de acordo com as atividades agendadas.

-Faça mudanças graduais na dieta do animal. Caso seja preciso mudar a alimentação do animal, não faça isso de uma hora para a outra. Comece substituindo 25% da porção pelo novo alimento no primeiro dia. No segundo dia, substitua 50% da porção e no quarto dia, 75%. No sexto dia já é possível alimentar o cavalo apenas com a nova comida.

Claro que é sempre importante estar atento a sinais que o animal te dê relacionados à nutrição, além de ser muito bom o acompanhamento de um profissional. E por falar em profissional, aproveite que você está em nosso site, acesse nossa seção de artigos de montaria, apenas itens profissionais para que seu cavalgar seja mais tranquilo.

 

Postado por
marcina1

Rua 3, 189, Residencial Imperador, Dores de Campos-MG (32) 3353-1481 / 9 9950-1481 promaster@promasterepi.com.br