Veja dicas de higiene para o seu cavalo

A Promaster EPI sabe que você adora cavalos (nós também), mas cuidar de um cavalo nem sempre é simples. São animais lindos, mas de criação complicada, necessitando de muito cuidado e atenção. É necessário cuidar da higiene, da alimentação, do treinamento e da conexão com o animal para mantê-lo saudável. Hoje daremos dicas sobre cuidados com a higiene do animal:

-Leve o cavalo até a área de tratamento no celeiro. É preciso ter uma área separada para os cuidados de higiene do animal. Amarre-o para que ele não fuja durante o processo. Vista roupas adequadas, pois você vai se sujar.

-Utilize uma escova de borracha para soltar a sujeira na pelagem do animal. Faça movimentos circulares e não utilize a escova sobre a face ou as pernas do cavalo para não machucá-lo.

-Utilize uma escova rígida para remover a sujeira da pelagem do animal. Faça movimentos de vai e vem, chacoalhando a escova. Não esqueça de chacoalhar a escova quando necessário, ou a sujeira continuará no corpo do animal, causando irritação.

-Utilize uma escova macia para suavizar os pelos do cavalo. Faça movimentos longos e uniformes para remover o restante de sujeira e alisar os pelos.

– Caso alguma área precise ser aparada, utilize um aparador elétrico. Não utilize o aparelho próximo do rosto do animal, pois você pode assustá-lo ou machucá-lo.

-Utilize um pente para crina para desembaraçar os fios da crina e da cauda do animal. Seja cuidadoso e evite puxar ou quebrar os fios do cavalo. Também é possível utilizar a escova rígida para ajeitar a cauda dele.

-Limpe os cascos do cavalo. Fique na lateral do animal e utilize uma mão para dobrar e apoiar um dos cascos dele. Remova pedras, matinhos e outros objetos que possam ter ficado presos utilizando uma pinça. Apare os pelos dos cascos a cada seis ou oito semanas.

-Lave o cavalo conforme necessário. Caso o animal pareça sujo, é uma boa ideia dar um banho: com uma mangueira, jogue água quente no cavalo para remover o excesso de sujeira e preparar a pelagem para o shampoo. Em seguida, aplique o shampoo utilizando uma escova de borracha. Enxágue, aplique condicionador com a escova de borracha e enxágue novamente.

Em breve traremos novas dicas para o manejo do seu animal. Abraço a todos!

 

Postado por
marcina1

Rua 3, 189, Residencial Imperador, Dores de Campos-MG (32) 3353-1481 / 9 9950-1481 promaster@promasterepi.com.br